MUSEU CASA DE BRUSQUE

Conheça o Museu

O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mais conhecido como Museu Casa de Brusque, é mantido pela Sociedade Amigos de Brusque. Desde 1953, foi iniciado um intenso trabalho de pesquisa, junto aos órgãos públicos e privados do Estado e do Município para coletar o maior número possível de documentos relativos à história brusquense. Esse trabalho de pesquisa e de coleta se estende até os dias atuais, sendo este acervo aberto à visitação pública desde 1971.

Em 1973, o acervo passou a ser oficialmente denominado de Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.

O Museu preserva um importante e diversificado acervo documental, fotográfico, bibliográfico e de objetos da história do Vale do Itajaí-Mirim. Como exemplo, pode ser citado o primeiro relatório elaborado pelo Barão de Schnéeburg, fundador e diretor da Colônia-Itajahy, prestando contas das ações aqui desenvolvidas, logo após a chegada dos 55 colonos pioneiros.

Os acervos estão disponíveis para consulta, pesquisa de estudantes, pesquisadores e demais interessados na história do Vale do Itajaí. Entre outras atividades, o Museu desenvolve visitas guiadas para grupos maiores mediante agendamento, bem como ações educativas planejadas anualmente para escolas da rede pública e privada.

Conheça a Diretoria

Acervos

Acervo Casa de Brusque

TRIDIMENSIONAL

O Museu possui peças que retratam o cotidiano dos moradores desde os primórdios da colonização: teares, objetos pessoais de diversas famílias, indumentária, instrumentos musicais, implementos agrícolas, armas, moedas, medalhas, troféus dos Primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, louças, caleça funerária, móveis, relógios, instrumentos de comunicação e artefatos arqueológicos, . Desse acervo constam, também, peças de decoração e de uso pessoal pertencente ao Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque e sua família.

Acervo Casa de Brusque

DOCUMENTAL

A instituição preserva e disponibiliza para pesquisas, documentos oficiais desde o ano 1860, bem como periódicos (jornais, revistas, folhetos, boletins) de diversas fases da história de Brusque e região. O acervo está sendo inventariado para nova proposta de catalogação e classificação, especificamente em meio digital, a ser implantada no museu.

Acervo Casa de Brusque

ICONOGRÁFICO

O acervo iconográfico do Museu Casa de Brusque está em fase de arrolamento. Uma parte deste acervo está digitalizado e é possível acessar neste site. Este acervo conta com imagens da cidade e região do Vale do Itajaí-Mirim desde a fundação até os dias atuais.

Acervo Casa de Brusque

BIBLIOGRÁFICO

O acervo bibliográfico ou Biblioteca Técnica Interna está disponibilizado para consulta, comporta obras referentes à temática geral do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Brusque, destacando-se de forma prioritária as áreas da História, Literatura, Geografia e Legislação local. Possui ainda um rico acervo de obras no idioma alemão.